O ano de 2020 se caracterizou como um grande desafio para o mundo. A pandemia causada pela Covid-19 tem gerado impactos em todos os âmbitos de desenvolvimento social: saúde, política, trabalho, economia, esportes e educação. No Brasil, além de lidar com a pandemia, nossa sociedade esteve exposta a intempéries governamentais que atuaram em sinergismo contributivo para o aumento da fragilidade da política nacional frente ao mundo, sobretudo nas áreas de economia e meio ambiente. Apesar de complexo e repleto de contrariedades, o ano em que o Jardim Botânico UFRRJ (JB Rural) completa seus 40 anos de compromisso social não poderia ser mais conceitual que a reafirmação desse espaço no cumprimento de sua missão, expressada em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, a manutenção das atividades do JB Rural em interação com seus atores e públicos constituiu uma convenção crítica, informativa e educacional junto à sociedade.
Como consequência da pandemia, as Instituições de Ensino Superior do País interromperam suas atividades presenciais em uma estratégia de contenção da disseminação da Covid-19. Em 16 de março, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oficializou a suspensão de suas atividades presencias. O JB Rural é um dos poucos em sua categoria que se localiza dentro de um campus universitário e, dadas as determinações supracitadas, foram instantâneas as tomadas de decisões para viabilização da continuidade de suas ações. Ainda no mês de março, foi realizado um planejamento metodológico para adequação das atividades administrativas e científico-acadêmicas ao contexto virtual. Toda a equipe do JB Rural (Coordenação, funcionários e bolsistas) reestruturou suas formas de atuação, tendo em vista a viabilização remota para o desenvolvimento continuado das atividades que fazem o setor.
O JB Rural mantém suas portas fechadas, mas o trabalho de campo é realizado diariamente pelos funcionários dedicados à manutenção do espaço e de suas coleções. Uma vez que o setor possui extensa área de campo, a persistência dessas atividades não caracteriza riscos aos executores, que se deslocam individualmente e realizam tarefas específicas com distanciamento. Em relação às atividades científico-acadêmicas, que são viabilizadas pelo campo e suas coleções, o JB Rural tem propiciado ao público em geral o acompanhamento de atividades através de ações comunicativas virtuais, que disponibilizam material de divulgação para concretização extensionista, usando como base a pesquisa, através da atuação do Programa de Iniciação Científica Proverde, o ensino e conservação, através de postagens de materiais informativos sobre sua coleção científica e didática. O Proverde, por exemplo, passou por adequações metodológicas tanto em suas etapas de desenvolvimento, quanto em seus planos de atividades, efetuados por professores e alunos, para garantir atividades de pesquisa em tempos de pandemia. O Proverde é a ação em pesquisa que, junto ao núcleo de apoio didático pedagógico, dá suporte às ações de extensão, conservação e ensino no Jardim Botânico.
As redes virtuais de comunicação têm constituído ferramentas suportes imprescindíveis para a condução das atividades remotas, onde a divulgação científica se tornou uma forte aliada ao exercício da pesquisa e extensão. São várias as intervenções conduzidas através de exposições feitas pela equipe de apoio pedagógico nos canais de comunicação (website, Instagram, Facebook), como oferta de eventos, apresentação de vídeos, cards e informações interativas. O intuito é mostrar um pouco do perfil de atuação do JB Rural ao longo dos seus 40 anos de trajetória no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, tornando pública e acessível um pouco da sua história e relevância social. Nesse sentido, tem-se divulgado materiais digitais (vídeos) para contar um pouco da história do JB Rural na sua missão e multidisciplinaridade, com depoimentos de alguns profissionais que estão ou passaram pelo local em diferentes atuações.
Em agosto de 2020, a UFRRJ, após criação de grupos de trabalhos especializados e ampla análise e discussão em seus conselhos acadêmicos, estabeleceu como plano de retomada parcial das práticas de ensino os “Estudos Continuados Emergenciais – ECE”. A partir dessa ação, que propiciou o retorno da prática docente através do ensino remoto, as ações integradas do JB Rural tiveram mais interação com o público acadêmico, sobretudo de alunos. No entanto, a manutenção das ações continuadas do JB Rural, inclusive do funcionamento do seu programa de Iniciação Científica (Proverde), no interstício entre março e agosto, foi fundamental para o estímulo, motivação e exercício de professores e alunos com atividades colaborativas no setor.
O distanciamento social direcionou os olhares do mundo acadêmico para novas abordagens metodológicas hospedadas nos ambientes e ferramentas virtuais. Nesse contexto, hoje percebemos o JB Rural sem fronteiras geográficas e com novos potenciais de atuação e acesso às suas atividades e produtos. Ainda sem perspectiva de retorno presencial, o plano é continuar a trabalhar essas abordagens, com melhorias, a partir das experiências vividas em 2020, e criatividade para explorar as potencialidades desse novo mundo, de múltiplas possibilidades e cuja existência aplicada às metodologias de trabalho se destacou a partir da apropriação de uso imposto pela pandemia.
Em consonância, o JB Rural possui uma ação Institucional recente que objetiva criar a representação virtual dos principais aspectos do seu espaço e ações. A ideia é possibilitar ao público um espaço virtual para realização de trilhas, acesso a material e informações, assim como a uma sala virtual para interação com representantes do JB Rural no esclarecimento de dúvidas e diálogos temáticos. Esse espaço viabilizará a divulgação científica das atividades, produtos e materiais, visando consolidar o papel social do JB Rural e de suas coleções botânicas na transmissão de conhecimento, prestação de serviços e intervenções educativas em prol da educação ambiental e conservação da biodiversidade.
Ao longo deste ano, foram muitas atividades proporcionadas pela interação virtual. O JB Rural foi fiel ao seu nicho acadêmico-social, cumprindo sua proposta e planejamento de tradição, com os eventos relacionados a Semana do Meio Ambiente, Semana do Dia da Árvore e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, além de disponibilizar informações e espaços de discussão acerca de temas de relevância socioambiental; sem falar em suas atividades de rotina que envolveram a produção de material associado as coleções, conversação da biodiversidade e atividades do programa Proverde. Foram 15 (quinze) projetos que se tornaram públicos através da disponibilização de apresentações em vídeos e cards informativos de dados parciais.
Nesse ano atípico, caracterizado por grandes desafios, o JB Rural, em seus 40 anos de história, consolida seu papel formativo, educativo, conservacionista e social. Com otimismo, pode-se dizer que, diante do panorama, o JB Rural sai balanço positivo, fortalecido nos seus objetivos, aproximados do seu público e colaboradores, e reinventado em metodologias, possibilidades e abordagens. Mesmo com a dissolução do distanciamento social, e consequente retorno das atividades presenciais, é fato que a sociedade não será a mesma; e o JB Rural também não será o mesmo na sua forma de comunicação com essa sociedade, cuja perspectiva é de construção e soma das potencialidades de interação e oferta de ações junto ao seu público diverso em suas demandas.
Prof. Ivo Abraão
Coordenação do Jardim Botânico UFRRJ
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